Secretaria de Habitação atende mais de 800 pessoas por mês
Assessoria de Comunicação |
A Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehabis) atende uma média de 800 pessoas por mês. O número de atendimentos tem aumentado nos últimos meses, segundo o secretário Sérgio Bertoni, como reflexo do resultado da Política de Habitação de Interesse Social promovida pela administração municipal. Em fevereiro deste ano o balanço apontou o atendimento de 811 pessoas na sede da secretaria. A maioria procurou o local para atualizações cadastrais, 435 pessoas. Outras 97 foram se inscrever para o Programa Minha Casa, Minha Vida, com renda familiar de até R$ 1.600,00. E 279 foram em busca de informações sobre programas habitacionais. “Os números refletem, entre outras coisas, a credibilidade da população com a transparência que a administração aplica aos critérios de seleção de contemplados”, declarou Sérgio Bertoni. Para ser beneficiado com uma casa própria, é preciso se inscrever na Secretaria Municipal de Habitação para participar dos programas habitacionais, lembrando que é necessário preencher os critérios exigidos pela Caixa Econômica Federal para cada programa. A Secretaria de Habitação fica aberta para atendimento (inscrição e atualização) de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. Mais unidades habitacionais A Prefeitura de Maringá vai entregar 1.229 unidades habitacionais entre casas e apartamentos nos próximos meses, sendo mais de 600 para famílias com renda até três salários mínimos. São obras em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa Minha Vida. Apenas na região do Conjunto Cidade Alta serão entregues mais de 500 unidades. Outras 630 no distrito de Floriano, no Jardim Oriental e em 16 bairros da cidade. Todos os conjuntos e condomínios que serão entregues este ano para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos são construídos em terrenos doados pelo município. O compromisso da administração municipal é viabilizar a construção de outras 4 mil unidades nos próximos anos. A maior parte destinada a famílias com renda até três salários mínimos, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Cohapar. Documentos necessários para incrição nos programas habitacionais: XEROX 1.1 Casado – Certidão de Casamento; 1.2 Solteiro – Certidão de Nascimento; 1.3 Viúvo – Certidão de Óbito; 1.4 Separado ou Divorciado – Averbação do divórcio ou Separação Judicial; 1. União Estável – Declaração que convive maritalmente, com firma reconhecida. 2. RG, CPF e TÍTULO DE ELEITOR de todos que moram na casa; 3. Comprovante de renda recente (todos que residem no imóvel); 4. Nº da Carteira de Trabalho e nº PIS/PASEP (casal); 5. Nº Cadastro do IPTU: Zona, Quadra e Data (carnê do IPTU); 6. Comprovante de residência (Água e Luz), recentes; 7.Comprovante que reside em Maringá nos últimos 02(dois) anos: (Contrato de Aluguel com firma reconhecida ou Comprovante de residência no nome do titular ou Declaração do Posto de Saúde em papel timbrado, com carimbo e assinatura do responsável); 8.Certidão de Nascimento dos filhos que moram junto. 9. Possuir o CADASTRO ÚNICO para famílias com renda de até R$ 1.600,00 (para fins habitacionais); Para inscrição é necessário: (conforme lei municipal) - Residir em Maringá nos últimos 02(dois) anos ou ter residido por 05(cinco)anos comprovadamente; - Não possuir imóvel, terreno ou casa, em nome dos constantes no cadastro; - Nunca ter sido beneficiado com programa habitacional de interesse social(aquisição de unidade habitacional ou financiamento de material de construção(CEF/COHAPAR/COHAB/COHESMA/ETC); - Em caso de separação no casamento apresentar averbação do divórcio. OBS: Famílias com renda mensal de até R$ 1.600 precisam providenciar a inscrição no Cadastro Único, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Somente após este procedimento o interessado deve comparecer na Secretaria de Habitação, tendo em mãos o protocolo do CADASTRO ÚNICO e todos os documentos necessários. Documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único: Todas as famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, R$ 1.600,00, deverão providenciar OBRIGATORIAMENTE o Cadastro Único para fins habitacionais, no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, mais próximo do seu bairro(conforme endereço abaixo). 1. ESTADO CIVIL 1.1 Casado – Certidão de Casamento; 1.2 Solteiro – Certidão de Nascimento; 1.3 Viúvo – Certidão de Óbito; 1.4 Separado ou Divorciado – Averbação ou Separação Judicial; 1.5 União Estável – Todos os documentos pessoais do companheiro; 2. RG, CPF e TÍTULO DE ELEITOR de todos que residem no imóvel; 3. Certidão de Nascimento de todos os filhos que residem no imóvel, e para os que estiverem estudando é necessário a informação do nome completo da escola, endereço e a série que frequenta; 4. Comprovação de endereço(Conta de Luz (última); 5. Comprovante de Renda, no caso de autônomo ter em mãos a declaração de autônomo; 6. Carteira de Trabalho (mesmo que não possuir registros). Obs.: Não há necessidade de ser xerox autenticada. Serviço A Secretaria de Habitação de Interesse Social fica na avenida XV de Novembro, 1229, esquina com a Silva Jardim, telefone (44) 3901-2315. Fonte:http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=2101bc59975521&id=18961 |
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